Está chegando o Malbec World Day. Mas você sabe o porquê desta data?

O Dia Mundial da uva Malbec (Malbec World Day) é comemorado em 17 de abril. A instituição Wines of Argentina (Wofa), que promove o vinho argentino no mundo, organizou uma série de eventos para lembrar a data, inclusive no Brasil.
Mas você sabe qual o motivo da comemoração ser nesta data? A própria Wofa explica:
A origem do Malbec encontra-se no sudoeste da França. Ali, esta variedade era cultivada e com ela se elaboravam vinhos denominados ‘de Cahors’ devido ao nome da região. Estes vinhos eram reconhecidos e apreciados desde os tempos do Império Romano.
A conquista do mercado inglês foi um passo decisivo na popularização da uva Malbec na Inglaterra e no mundo.
No final do século 19, a praga filoxera destruiu a viticultura francesa deixando a variedade no esquecimento. Porém, a cultura de apreciação do Malbec já estava consolidada.
A cepa chegou à Argentina em 1853 pela mão do francês Michel Aimé Pouget (1821-1875), agrônomo contratado por Domingo Faustino Sarmiento para levar adiante a direção da Quinta Agronômica de Mendoza. Seguindo o modelo da França, esta iniciativa propunha incorporar novas variedades de cepas como meio para melhorar a indústria vitivinícola nacional.
Em 17 de abril de 1853, com o apoio do governador de Mendoza, Pedro Pascual Segura, foi apresentado o projeto perante a Legislatura Provincial, visando fundar uma Quinta Normal e uma Escola de Agricultura. Este projeto foi aprovado com força de Lei pela Câmara de Representantes em 6 de setembro do mesmo ano.
No final do século XIX, e pela mão dos imigrantes italianos e franceses, a vitivinicultura havia crescido exponencialmente e, com ela, a uva Malbec, que rapidamente se adaptou aos diversos terroirs que a geografia argentina propunha e onde, inclusive, se desenvolveu melhor do que em sua região de origem. Desta forma, com o passar do tempo e com muito trabalho, converteu-se na uva símbolo da Argentina. A gestão de Pouget e Sarmiento na Quinta Normal de Mendoza foi parte decisiva deste processo.
O dia 17 de abril é para a Wines of Argentina não só o símbolo da transformação da vitivinicultura argentina, mas também o ponto de partida para o desenvolvimento desta cepa, agora emblema mundial do país.
:: Confira a agenda de eventos programados no mundo para
comemorar o Malbec World Day 2015.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *